Sprite Comics

Sprite comics são webcomics que usam backgrounds e sprites de videogames, geralmente retirados de jogos conhecidos, como Mega Man, Final Fantasy, Sonic e Metroid. Talvez pela ampla variedade de poses, os sprites destes jogos sejam os mais utilizados. Alguns comics usam sprites de vários jogos diferentes, outros usam sprites originais, em conjunto ou em substituição aos sprites de videogames. Estes últimos são especificamente conhecidos como pixel art comics.

A tira Neglected Mario Characters é comumente considerada como o primeiro sprite comic a aparecer na Web, no jurássico ano de 1998. Ela era apenas uma das seções do fansite Super Mario Headquarters.

Neglected Mario Characters (Onde tudo começou. Acima, uma tira de 2003.)

Mas o primeiro sprite comic a fazer grande sucesso foi Bob and George, de 2000, que utilizava sprites da série Mega Man. A tira desempenhou um papel importante na repentina popularidade dos sprite comics, e pavimentou o caminho para muitas outras desde então.

Bob and George (A primeira tira de sucesso.)

Aqui no Brasil a novidade chegou rápido. Em minhas pesquisas, encontrei talvez o pioneiro em língua portuguesa: o CDJ 4 EVER, de 2003. Os personagens eram baseados em frequentadores do fórum da Casa dos Jogos (CDJ) e as histórias giravam em torno dos assuntos discutidos por lá, recheadas de referências a games, animes e outros assuntos nerds. Após alcançar sucesso, o pessoal do fórum criou o site Noz Eh Maker, para hospedar essa e outras tiras, pois no fim todos queriam fazer a sua própria sprite comic.

CDJ 4 EVER (Sprite comic made in Brazil.)

Na teoria, qualquer um pode criar uma sprite comic, já que não é necessário saber desenhar (as tiras podem ser feitas em um editor de imagens e os sprites facilmente ripados de ROMs ou mesmo obtidos de sites que os arquivam para uso público). Porém, fazer uma comic dá mais trabalho do que parece: é preciso um mínimo de habilidade com o editor de imagens e alguma criatividade para poder bolar os roteiros e diálogos. Coloquei um link para um tutorial ali em baixo, se alguém se interessar.

Eu cheguei meio tarde nessa festa, pois o primeiro sprite comic do qual tomei conhecimento foi o Pixel Pals, em 2008, e durante muito tempo imaginei que fosse algo único e pioneiro. Mesmo quando comecei este site, em 2011, não fazia ideia do conceito dos sprite comics, e nem imaginava que já era um negócio consolidado há mais de 10 anos. Só depois que comecei a me aprofundar mais sobre sprites, edição de imagens e humor retrogamer é que fui me inteirar do assunto. Pixel Pals pode não ter sido o primeiro, mas sua variedade de temas e qualidade me cativaram, e foi ele que definitivamente me inspirou a criar o 8-Bit Flying Circus.

Pixel Pals (O primeiro sprite comic a gente nunca esquece.)

Um fato curioso é que a maioria das sprite comics são realmente histórias em quadrinhos seriadas, com introdução, desenvolvimento e conclusão. Vocês já devem ter percebido que o Flying Circus não funciona assim. Embora já tenha pensado em fazer histórias seriadas(roteiro até existe), a influência do Pixel Pals é mais forte e me faz buscar diversidade e one-shots em detrimento de uma linha narrativa com um cast fixo.

Abaixo vocês conferem uma lista de todas as sprite comics que consegui encontrar pela Web afora. Como o assunto já é antigo, infelizmente encontrei referências de comics cujos links já não se encontram mais disponíveis. Pretendo atualizá-la sempre que encontrar algo novo, e se você tem ou conhece outras sprite comics, entre em contato comigo que eu divulgo elas aqui.

Sprite Comics
Neglected Mario Characters (tudo começou aqui)
Bob and George (o primeiro sucesso. No site, também estão hospedadas outras 81(!) comics)
Pixel Pals (a inspiração para este site)
What They´re Thinking (saiba o que os personagens dos games estão pensando!)
CDJ 4 EVER (a primeira em língua portuguesa. No site, existem mais 3 além dessa)
8-Bit Theater (paródia bacana de Final Fantasy)
Eight Easy Bits (sobre um carinha que tenta escrever e publicar  sua própria sprite comic)
Gamers Mega Twist (gira em torno de uma zona que mistura personagens Sega e Nintendo
2P Start (game comics variadas. possui algumas de sprites) *NOVA!*

Pixel Art Comics
A Modest Destiny (ambientada em um mundo de fantasia moderno)
Diesel Sweeties (fantástica tira que também é publicada em mais de 20 jornais dos EUA)

Saiba mais:
Artigo da revista Wired sobre a história das sprite comics (em inglês)
Tutorial em português de como criar sprite comics (Eu faço de um jeito diferente, pois criei minha própria técnica. Fico devendo um tutorial pra vocês, mas este aqui é muito bom.)

Fonte:
http://confudido.blogspot.com/2008/08/sprite-comics.html
http://www.comixpedia.org/index.php?title=Sprite_comic
http://en.wikipedia.org/wiki/Sprite_comic
http://www.1up.com/do/feature?pager.offset=0&cId=3145208

Anúncios
  1. Muito legal o artigo! Quem sabe um dia eu não faço algo assim 🙂

    Abraços e continue com o bom trabalho! Risadas 8bit #FTW

  2. Heya i’m for the first time here. I found this board and I find It really useful & it helped me out much. I hope to give something back and aid others like you helped me.

Sugestões? Críticas?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: